A Ação Social na freguesia percursora do Centro Social Paroquial de Cadima, remonta a 1947, data em que foi fundada a “Creche e Sopa dos Pobres” pelo Padre Manuel Francisco Rumor, Pároco da freguesia de 13.06.1947 a 2000.
Funcionou no Edifício Paroquial datado dos finais do sec. XIX. Este edifício e respetiva quinta foram doados à Paróquia de Cadima por um benfeitor, natural desta freguesia.
A doação foi feita para a criação de uma colónia agrícola, uma creche e sopa dos pobres, para as pessoas mais necessitadas.
Para atingir estes objetivos, foi reconstruído o edifício e ainda uma capela no seu interior e foram entregues à Congregação Religiosa, fundada pelo citado Pároco, denominada “Pia União Missionária dos Pobres”, que passou a albergar raparigas abandonadas.
O suporte económico desta congregação era os donativos e o cultivo da própria Quinta e funcionou cerca de 43 anos.
Em 1987, por razões internas dessa congregação, suspenderam-se as suas atividades na freguesia, passando o edifício e a Quinta, novamente para a posse da Fábrica da Igreja Paroquial de Cadima.
Para prosseguir com o apoio social à população mais desfavorecida da freguesia, a Fábrica da Igreja Paroquial, ainda Presidida pelo Padre Manuel Francisco Rumor, promoveu a criação do Centro Social Paroquial de Cadima, como Instituição autónoma, tendo por finalidade “A promoção integral de todos os paroquianos num espírito de solidariedade humana, cristã e social, prometendo-se criar e manter atividades de apoio à criança, população idosa e situações de invalidez.”
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, cujos registos dos Estatutos, na Direcção-Geral da Segurança Social, foi lavrado pela Inscrição n.º 83/88, de 04 de Fevereiro, a fls. 194 do Livro n.º3 das Fundações de Solidariedade Social, com publicação no Diário da República – III Série de 16.02.1989 e iniciou o funcionamento em 01.03.1988, com os seguintes objetivos:
- Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo;
- Apoio à família;
- Apoio às pessoas idosas;
- Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
- Apoio à integração social e comunitária;
- Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice invalidez e morte, bem como em todas situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
- Outras respostas sociais não incluídas nas alíneas anteriores desde que contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos.
Prossegue os seus fins na área de proteção à infância e terceira idade, através das Respostas Sociais de Creche, Ensino Pré-Escolar, Centro
de Atividades de Tempos Livres (CATL), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
De acordo com os seus Estatutos a sua área de ação social incide prioritariamente sobre a freguesia de Cadima, podendo alargar os seus serviços à população das freguesias limítrofes.